“Em 22 de março de 1929 foi realizada a primeira festa no alto da ‘Villa Mendonça’, local onde hoje está localizada a subestação da CEMIG. Nesse dia foi colocado um Cruzeiro, marco da religião católica e idealizada a construção de uma capela. Como Santa Rita de Cássia era a padroeira da ‘Villa Mendonça’, foi também decidido que a capela receberia o seu nome. A Villa pertencia à Paróquia Nossa Senhora do Carmo.
No ano seguinte, em 18 de fevereiro, foi celebrada a primeira Missa no Cruzeiro. A devoção a Santa Rita por todo o povo da região começou nessa data.
No ano de 1931, no dia 22 de maio, dia devotado à Padroeira, foi celebrada Missa campal e procissão.
Em 22 de maio de 1932 foi novamente realizada a Missa seguida de procissão.
Em 31 de maio de 1942, na Casa Paroquial dos Padres Carmelitas (Igreja Nossa Senhora do Carmo) foi realizada a 1ª reunião da Comissão Construtora da Capela. Em 08 de julho de 1945 foi apreciada a planta da capela que seria construída nos lotes 18, 19 e 20 do quarteirão 8 da 2ª Seção Suburbana (Rua São Domingos do Prata, local onde a Igreja está até hoje)” (http://www.paroquiasantaritabh.com.br/)
A tradicional procissão se realiza anualmente no dia 22 de maio, que é reservado à devoção de Santa Rita. Abaixo o registro fotográfico da procissão deste ano.