Lagoinha @ Belo Horizonte, MG

A Lagoinha é um dos bairros mais antigos da Capital Mineira. Sua origem remonta à construção da nova capital, marcada pela chegada de comerciantes e operários da região central de Minas Gerais e, ainda, por muitas famílias de imigrantes italianos.

Durante muitas décadas a região da Lagoinha foi reduto da boemia, de manifestações culturais (escolas de samba e blocos caricatos) e do baixo meretrício.

O ponto mais tradicional da região era antiga e então popular Praça Vaz de Melo (onde hoje estão os viadutos que ligam a Av. Antônio Carlos à Av. dos Andradas e esta última à Av. Cristiano Machado), lá localizavam-se diversas casas comerciais, tais como Sapataria Sucuri, Casa das Chaves, Padaria Japonesa, Farmácia Irmãos Diniz, Farmácia Vaz de Mello, dentre outros.

Em 1935, a Praça Vaz de Melo foi assim nomeada pelo então prefeito, Otacílio Negrão de Lima, em homenagem ao coronel Guilherme Ricardo Vaz de Mello, que foi proprietário da Chácara do Sapo, onde atualmente está Parque Municipal Américo Rennê Gianetti, e do Armazém Vaz de Mello, onde surgiu a designação do popular copo lagoinha.

vejadecima

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s